terça-feira, 10 de novembro de 2009

"Para que serve ler e escrever?”

A professora colocou-nos a questão “para que serve ler e escrever?”. Para responder à mesma fizemos o registo individual das nossas ideias e no final cada um de nós leu para a turma. Decidimos, por votação, escolher o texto da Ana para colocar no nosso blogue.
Ler é muito bom e muito importante. Se eu não conseguisse ler, não conseguia escrever e não conseguia fazer este texto. Se não conseguisse ler não percebia nada de Estudo do Meio e não conseguia praticar nada de Matemática.
Escrever é também muito importante porque se não soubesse escrever, não estava agora a redigir este texto. Se não existisse a escrita para quê que andávamos na escola, se nem o meu nome sabia escrever.
O mundo ficava tão triste e se não existisse a escrita como íamos fazer para adormecer os bebés sem lhes contarmos uma história?
Não podíamos ir ao quadro escrever, não conseguíamos escrever cartas e fazer convites, não sabíamos fazer nada relacionado com a escola:
1. Ler é importante para a nossa vida;
2. Escrever é essencial para trabalharmos bem;
3. Se não conseguíssemos ler, não conseguíamos pensar;
4. Se não soubéssemos escrever e não existisse a escrita, não existia a escola, o que era muito mau;
5. Se não houvesse leitura, não conseguíamos estudar: Estudo do Meio, Língua Portuguesa e Matemática;
6. Ler e escrever é óptimo;
Existem problemas, textos em prosa, textos dramáticos, banda desenhada para ler, mas às vezes somos nós próprios que os escrevemos.
Ler é como brincar, mas exige um pouco mais de atenção.
Ler e escrever é essencial para toda a nossa vida, por isso aproveitem bem o que estão aprender, aqui na escola.

Ana Isabel (4º ano)

1 comentário:

  1. o fato e que algumas pessoas vivem da escrita e da leitura,como escritores, jornalistas, cronistas, e a escrita e muinto importante para nós.
    seu texto é muito bom ana! basta praticar mais tenho certeza que você vai ser uma grande escritora e vai tirar boas notas em redação (como eu)
    visitem meu blog lá tem um textinhos legais sobre leitura (o titulo do blog e ate esse mesmo "escrever e essencial?")
    www.escrevereessencial.blogspot.com

    ResponderEliminar