domingo, 1 de novembro de 2009

Sólidos Gemétricos


Existem sólidos geométricos na natureza ?



Sim, claro que existem sólidos geométricos na natureza. Como por exemplo: numa casa o seu telhado é parecido com uma pirâmide, as escadas são parecidas com paralelepípedos e os copos com cilindros.
Por vezes pensamos que as paredes são rectângulos e quadros também, que as caixas são um quadrado ou que os telhados são um triângulo, que a bola de futebol é um círculo, mas na verdade não são sólidos geométricos, porque vocês podiam pensar que não existem sólidos geométricos na natureza mas acreditem que existem, ou pelo menos há coisas que nos fazem lembrar delas como por exemplo:
O porta-lápis e algumas latas parecem cilindros outras um paralelepípedo, a bola de futebol uma esfera, uma extensão (ficha tripla) parece um paralelepípedo, o próprio sol tem uma esfera nele. A minha caixa de ganchos parece um cubo, o armário um paralelepípedo, o telhado da escola uma pirâmide, o relógio de parede uma esfera. A minha caixa do material parece um cubo, mas alguns dos meus colegas tem caixas que parecem paralelepípedos, tal como o tronco de uma árvore da minha escola, e o seu cimo parece uma pirâmide. A lata onde está o giz parece um cilindro, a borracha da Beatriz parece um paralelepípedo. Vêem como existem tantos sólidos geométricos na natureza? E como nos são tão úteis?
Os sólidos que existem tanto na natureza como em outro lado qualquer são: o cilindro, o paralelepípedo, a esfera, o cubo e a pirâmide. E são assim os sólidos geométricos.



Texto elaborado pela Ana e Patrícia (4º ano)











Sem comentários:

Enviar um comentário