quinta-feira, 15 de janeiro de 2009

Dia Internacional do Compositor




O que é um compositor?
Composição musical é uma arte . O compositor é o profissional responsável por essa arte.
Através das notas musicais, acompanhadas ou não de letra , muitos aspectos de uma sociedade são revelados em termos históricos , sociológicos, estéticos e filosóficos.
A música expressa a cultura de um país ou região. E o compositor tem a tarefa de revelar a cultura através das suas obras.
Gostamos de ouvir sinfonias de Beethoven e o Morzart .
Ouvimos também uma poesia e musicas de Fernando Lopes – Graça que é considerado um grande compositor português.
Foi uma investigação que nos deu muito trabalho mas ao mesmo tempo ficamos com mais conhecimentos científicos.
Foi com prazer que fizemos esta pesquisa.

Alguns compositores famosos que nós pesquisámos:

Beethoven
Beethoven nasceu em Bonn, na Alemanha, em Dezembro de 1770. Há quem diga que foi o maior génio da música de todos os tempos. Outros afirmam que ele está além de qualquer classificação.
Mesmo surdo, por incrível que pareça, Beethoven continuou a tocar piano, reger orquestras e, sobretudo, a compor. Aliás, as suas obras mais famosas foram compostas quando ele estava parcialmente surdo, e sua obra prima, a nona sinfonia “ Coral” foi composta quando ele já estava totalmente surdo, não podendo por isso ouvir sua própria música.

Mozart
Mozart foi um dos maiores compositores da história . Ele conseguiu no seu curto período de vida deixar como herança para o mundo uma grande parte das mais bonitas e complexas composições musicais existentes.

Fernando Lopes- Graça
Nascido em Tomar a 17 de Dezembro de 1906.
É autor de uma vastas obra literária incidente em reflexões sobre a música portuguesa e a música do seu tempo, mas maior ainda é a sua obra músical , da qual são assinaláveis os concertos para piano e orquestra, as inúmeras obras corais de inspiração folclórica nacional , Requiem pelas Vitimas do Fascismo (1979),o concerto para violoncelo encomendado e estriado por Rostropovich,e a vastíssima obra para piano, nomeadamente as seis sonatas que constituem um marco na história da música pianista portuguesa do século xx.

Sem comentários:

Enviar um comentário