quarta-feira, 6 de maio de 2009

Projecto: "O ESPAÇO"

Participámos no Projecto: "O Espaço" organizado pelo Museu do Douro

Com as nossas observações diárias criámos esta história:

Um Ser Espacial Que Veio À Terra...

Numa noite fria de Outono, um “Ser” foi ter a uma aldeia chamada Andrães e viu muitas casas e muitas luzes da iluminação pública.
Via muitas estrelas cintilantes e a Lua em “Quarto Crescente”, observa muitas pessoas e automóveis a passar pela Rua do Cruzeiro que é onde fica a escola do 1º ciclo.
Também pôde ver a sombra das árvores na penumbra da noite, vê também as nuvens cada uma com uma forma diferente e muitos aviões.
Como estamos na época do Outono ele tem frio e vê também muito fumo a sair pelas chaminés que é sinal que as pessoas acenderam as lareiras.
Quando saiu da escola, deslocou-se pelo passeio e foi avistando vários veículos e pessoas que regressavam dos trabalhos agrícolas, como já começava a ficar escuro as pessoas regressavam a casa com vários animais domésticos, o céu tinha muitas nuvens e estava a ameaçar uma noite fria.
Às 18:10m ele vê uma casa com telha velha e pintura à moda antiga, também pôde observar flores de vários tipos e árvores de várias qualidades e um grande pedaço de terra que está revelado e um enorme poste de alta tensão.
O céu encontra-se todo limpo e estrelado.
O céu está limpo e às 19:15m ainda não consegue ver a Lua , vê apenas a sombra de vários objecto diferentes.
No dia 17 de Novembro às 17:45m avista um casal de morcegos que voam e brincam parecendo muitos felizes.
Depois também viu os ecopontos , os caixotes do lixo , uma figueira , os sinais de trânsito, gatos e cães , viu motas , viu estradas e também viu casas com as luzes acesas.
Viu também muitos produtos agrícolas e também uma retro-escavadora.
Depois veio uma grande ventania e o “ Ser” foi parar a uma aldeia chamada Mosteirô, que fica a aproximadamente 5 Km, onde via casas , plantas , morcegos , pinheiros , postes e uma grua.
Via muros das casas e dos terrenos , uma senhora a falar sozinha , via um papagaio a palrar e uma enorme abóbora de Haloween .
Via muitas estrelas e a Lua estava em quarto-crescente.
Via uma menina que tinha regressado da escola a fazer os trabalhos de casa, mas tal como o “Ser”, encontrava-se perdida no seu mundo da imaginação.
Verificou que ali próximo havia um café onde às vezes o silêncio era quebrado por pessoas um pouco divertidas que teimavam em quebrar esse silêncio.
O “Ser” viu um jardim , carros e uma pessoa que se chamava Ana e a pessoa assustada disse :
-O que é isto?
E o “Ser” teve medo e fugiu para a aldeia de Jorjais.
Ali pôde ver carros a passar na estrada , fumo a sair das chaminés , ciclistas , algumas casas ao longe , cães , gatos , arbustos , pinheiros , uma carroça com um pipo em cima , postes de luz e caixotes do lixo.
Ouve um furacão e o ser foi parar a Fonteita.
O “Ser” à sua volta via: casas , luzes no topo da serra do Marão , pinheiros , castanheiros , vinhas, postes, luzes , cães, uma mota, barracos, uma nespereira , paletes, uma escada , palotes ,uma mesa e uma estufa .
Também sente os cães a ladrar , os grilos a cantarem , os mochos, os carros ,as pessoas a falarem ,o relógio da igreja a bater as horas e ouve o ruído dos aviões.
O “Ser” na casa onde se abrigou sente o ar da noite, o vento e o cheiro a fumo das chaminés .
Ele no céu via as estrelas e a Lua.
Também via uma floresta e mais à frente uma rede de segurança para a proteger.
Mais à frente viu uma estrada que o levou até à Régua .
Ficou encantado, maravilhado ao ver as lindas paisagens do rio Douro.
Ao ver um barco entrou sem que ninguém desse por nada .
E pensou : “Que maravilhosos espaços eu já visitei! - Onde irá parar o barco?”
Estava ele a pensar quando reparou que tinha chegado a uma cidade chamada Porto.
De imediato recordou a visita à escola de Andrães onde os meninos da Turma 2 tinham feito um projecto da Viagem de Circum-navegação que o Fernão de Magalhães fez para provar a esfericidade do Mundo.
Ele ficou todo maravilhado e resolveu fazer a experiência.
Começou a andar à volta do Mundo , andou , andou,..., até que viu uma nave espacial.
Como era curioso dirigiu-se a um feixe de luz vindo dessa nave e foi absorvido para dentro dela.
Quando ele estava muito assustado verificou que eram os seus pais que andavam à sua procura, mas quando ele contou a sua aventura os pais ficaram maravilhados e decidiram ir morar para a região do Douro mesmo ao pé do Museu.

Sem comentários:

Enviar um comentário